Workalove

Rede alumni: como melhorar a experiência dos egressos com a instituição

Acompanhar a trajetória dos egressos é uma forma de avaliar a eficiência do ensino oferecido pela faculdade com a realidade do mercado de trabalho. Só que manter a proximidade com quem já foi embora nem sempre é fácil. 

A boa notícia é que as instituições de ensino superior (IES) têm à disposição uma série de estratégias para criar uma rede alumni robusta e engajada, ou seja, uma comunidade que agrega ex-alunos para conexão, especialização e troca de experiências. A chave para desbloquear esse potencial está na construção de um Núcleo de Carreiras.

Neste post, vamos destacar os motivos pelos quais é preciso dar uma atenção especial a quem passou pela sua instituição.

Um problema com solução

O conceito de carreira está passando por transformações significativas devido ao avanço tecnológico e mudanças nos formatos produtivos.

Se no passado o diploma era garantia de emprego, atualmente e no futuro (na era da trabalhabilidade) o ensino superior não é o único caminho para uma carreira próspera. 

O verdadeiro balizador do sucesso é o conjunto de experiências acumuladas ao longo da vida, abrangendo diversos formatos de atuação, como empregos tradicionais, atividades autônomas, experiências de intraempreendedorismo e trabalho voluntário. 

O profissional dessa nova realidade precisa desenvolver um perfil cada vez mais flexível, com uma ampla gama de capacidades técnicas e comportamentais, para que consiga se adaptar ao aumento constante de imprevisibilidades.

Aqui entra o papel do Núcleo de Carreiras, uma medida cada vez mais indispensável para orientar e desenvolver alunos e egressos.

Porta de entrada para o futuro do trabalho

Nos últimos cinco anos, o Núcleo de Carreiras tem ganhado importância no Brasil — seguindo exemplos de países como Estados Unidos e Inglaterra, onde essas estruturas já demonstraram impacto positivo no sucesso dos estudantes. 

Esse tipo de programa existe para auxiliar os alunos na definição de objetivos e metas, além de prepará-los para diferentes etapas de processos seletivos.

Para acompanhar o ritmo das mudanças, o match entre o estudante e as organizações é fundamental, o que depende de testes, sessões de orientação e identificação de valores, habilidades e interesses. 

Ao estimular ativamente esse processo de autoconhecimento, a instituição contribui não apenas para o sucesso do estudante, mas passa a contar com um diferencial estratégico em sua narrativa de marketing, influenciando a decisão de novos alunos

Veja a seguir mais medidas eficazes para manter os estudantes engajados mesmo após a formatura: 

  • Eventos e encontros 

Organize eventos regulares, como feiras de recrutamento, mesas-redondas e palestras. A ideia é proporcionar oportunidades para os egressos interagirem entre si e com a comunidade acadêmica. 

  • Programas de mentoria 

Implemente programas de mentoria que conectem ex-alunos bem-sucedidos a graduandos e recém-formados. Essa relação apoia os egressos em suas trajetórias, criando um forte senso de comunidade.

  • Plataforma online para alumni 

Desenvolva uma plataforma online exclusiva para alumni, onde eles possam manter contato, compartilhar conquistas profissionais e acessar recursos exclusivos da instituição. 

  • Benefícios contínuos 

Ofereça benefícios contínuos, como descontos em cursos de atualização, acesso às bibliotecas e apoio para a participação em viagens técnicas. Esses incentivos mantêm os ex-alunos conectados com o estabelecimento de ensino. 

  • Comunicação ativa 

 Tenha canais de comunicação eficientes, como newsletters, redes sociais dedicadas e fóruns online. Manter os alunos antigos informados sobre as atualizações da instituição e oportunidades relevantes fortalece os laços. 

Uma rede de relacionamento para aumentar o sucesso do estudante

A cultura de manter o vínculo com a universidade após a formatura de graduação ou a finalização de uma pós-graduação é comum em instituições tradicionais de muitos países. 

Esse hábito ainda busca espaço no Brasil, mas plataformas como a Workalove estão reunindo esforços para construir essa ponte, gerando benefícios tanto para os ex-alunos quanto para a universidade.

Ao analisar os dados acadêmicos, experiências extracurriculares e habilidades dos egressos, o portal para Gestão de Egressos da WL pode oferecer orientação personalizada para aprimorar escolhas profissionais.

A partir da ferramenta, os egressos mantêm contato com outros estudantes, recebendo convites de feiras e oportunidades de educação continuada.

A instituição de ensino, por sua vez, tem acesso ao indicador de empregabilidade, equipado com recursos que permitem:

1) Comparar o desempenho da instituição em relação à concorrência;

2) Comunicar-se com os egressos de forma personalizada e constante;

3) Compartilhar estatísticas sobre inserção no mercado de trabalho com prospectos para multiplicar o número de matrículas.

O objetivo é transformar a jornada do estudante em uma experiência educacional de grande significado, capaz de reconectar o egresso com a instituição de ensino até a sua aposentadoria.

Conte com a Workalove

Eleve a trajetória profissional dos seus egressos com a nossa plataforma de carreiras.  

A Workalove oferece soluções personalizadas para instituições de ensino que desejam fortalecer a jornada de pós-graduação de seus alunos.  

Proporcione suporte eficaz no desenvolvimento de carreiras, impulsione o sucesso dos egressos e destaque a excelência da sua instituição.  

Saiba mais sobre como podemos ser a parceria ideal para potencializar o crescimento profissional do seu corpo estudantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *