Workalove

Como desenvolver a cultura de carreiras como indicador de qualidade de ensino

O que faz uma instituição de ensino superior se destacar? Não existe uma resposta única para essa questão, mas ela com certeza inclui auxiliar o estudante a realizar seu projeto de vida. O Centro Universitário Dom Bosco (UNDB) de São Luís, no Maranhão, sabe bem disso.

Com o projeto pedagógico pautado em princípios que estimulam o espírito crítico e reflexivo, a UNDB oportuniza aos alunos a vivência concreta da realidade profissional, de modo a promover a sua articulação com a vida acadêmica.

Essa organização curricular assegura a empregabilidade a longo prazo, criando um diferencial competitivo para jovens e adultos em busca de trabalho.

Nesta história de sucesso, você verá como o núcleo de carreiras da UNDB impulsiona a preparação dos alunos para obterem bons resultados no futuro.

No caminho certo

A UNDB é avaliada como o 8º melhor centro universitário do país (IGC/MEC 2019) e lidera o ranking de instituições particulares de São Luís, capital onde está localizada, e alcançou o selo de recomendação da OAB em seu curso de Direito. Mas como a instituição chegou a esse patamar?

A excelência da UNDB é fruto do incansável trabalho acadêmico de estudantes e professores, mediado pelo uso das metodologias ativas de aprendizagem.

Nos últimos anos, a instituição também intensificou seus investimentos em tecnologia educacional e infraestrutura laboratorial. Essa abordagem proporciona aos alunos experiências de aprendizado imersivas, promovendo a assimilação de habilidades e competências de maneira prática e aplicada.

O Espaço TEIA e a aprendizagem centrada no aluno

Inaugurado em 2017, o núcleo de carreiras da UNDB reforça a estratégia de empregabilidade da instituição. A ideia é construir um plano e acompanhamento de carreira de forma conjunta com o aluno, congregando a realização pessoal e profissional.

A criação do espaço antes mesmo da chegada da Workalove é um reflexo da cultura de carreiras que há muito tempo permeia os corredores da universidade. É um fato notável que a vinda da Workalove tenha sido patrocinada pelo setor acadêmico da UNDB. Esta iniciativa demonstra a compreensão antecipada da importância de ter estudantes e ex-alunos inseridos no mercado de trabalho como um indicador de qualidade do ensino.

Vale ressaltar que o setor acadêmico não apenas buscava entender a tecnologia por trás da Workalove, mas também solicitou nossa ajuda para encontrar o profissional de carreiras ideal para implementar a metodologia proposta. Nós, então, assumimos a responsabilidade de desenhar o perfil desta vaga, delineando as características do profissional ideal para conduzir a abordagem proposta por nós.

Nesse sentido, é fundamental destacar que sua instituição de ensino superior não precisa necessariamente possuir um profissional de carreiras pré-existente para implementar a Workalove. Estamos aqui para auxiliar na identificação e seleção desse profissional. Se você está interessado em saber mais sobre como podemos ajudar nesse processo, não hesite em nos contatar. Sua mensagem é o primeiro passo para uma transformação significativa.

“A Workalove trouxe um valor significativo para a gestão de carreira dos alunos da UNDB”, relata Fábio Carvalho, gestor de Relações Acadêmicas da UNDB. “Desde a fase inicial, enquanto os alunos ainda são prospects, ela oferece um diferencial incrível, orientando suas habilidades e competências em relação aos cursos oferecidos pela instituição.”

Implementando o Portal de Carreiras da Workalove na sua instituição de ensino superior

O Portal de Carreiras com Inovação Acadêmica é uma ferramenta poderosa para impulsionar a trajetória profissional dos seus estudantes, enquanto fortalece a marca e a missão da sua instituição de ensino.

Com essa plataforma personalizada, é possível acelerar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho, aumentando sua empregabilidade e promovendo um ambiente de engajamento e desenvolvimento contínuo. Confira alguns benefícios da implementação:

1. Aumento da empregabilidade

  • Identificação do gap de competências entre o perfil dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho;
  • Acompanhamento do desempenho dos estudantes em processos seletivos e vagas relacionadas à sua área de formação;
  • Comunicação personalizada com os estudantes para orientação e suporte em sua jornada profissional.

 

2. Ganhos em termos de engajamento

  • Acompanhamento do desempenho dos estudantes em estágios e atividades complementares;
  • Avaliação contínua do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos estudantes;
  • Promoção de processos de mentoria para auxiliar na construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

 

3. Alunos promovendo a marca

  • Oferta de mentoria para orientar os estudantes na construção de seus planos de desenvolvimento;
  • Divulgação personalizada de cursos, eventos e palestras alinhados aos interesses e objetivos de vida dos estudantes;
  • Reconhecimento e recompensas estratégicas para os estudantes mais engajados.

 

4. Acompanhamento de indicadores

  • Comparação do indicador de empregabilidade dos estudantes com outras instituições de ensino;
  • Identificação e comunicação personalizada com estudantes em risco de evasão ou desemprego;
  • Análise dos cursos com maior e menor índice de empregabilidade, identificando oportunidades de melhoria nos planos pedagógicos.

 

Ao implementar o Portal de Carreiras da Workalove, sua instituição estará investindo na estratégia de trabalhabilidade, proporcionando uma gestão de relacionamento mais eficaz com seus estudantes e egressos.

Isso não só aumenta a empregabilidade dos estudantes, mas também contribui para a redução da evasão e inadimplência, melhorando a captação de alunos e promovendo um senso de pertencimento mais forte na comunidade acadêmica.

Não se trata apenas de nós, mas sim da marca e do futuro profissional dos seus estudantes.

Inteligência de dados para entender a situação da IES

Apesar dos esforços da UNDB em superar as expectativas, a instituição teve dificuldades para avaliar a empregabilidade dos estudantes antes da chegada da Workalove, principalmente devido à escassez de dados. Para complicar, o setor administrativo costumava sofrer com a morosidade associada ao controle dos processos de documentação de estágio. Foi nesse contexto que a Workalove entrou em cena, trazendo uma solução que se destacou dentro da instituição.

O sucesso alcançado pela solução proposta pela Workalove na UNDB foi amplamente impulsionado pelos relatórios disponíveis na plataforma, que oferecem um panorama abrangente do engajamento dos alunos e da eficácia das iniciativas de empregabilidade.

Por meio desses relatórios, é possível identificar quantos alunos estão ativos e engajados na plataforma de carreiras da Workalove, assim como quantos já criaram o Currículo do Futuro. Atualmente, na UNDB, mais de 50% dos alunos matriculados já estão engajados em nossa plataforma de carreiras, um indicador tangível do sucesso da implementação.

Além disso, os relatórios fornecem insights valiosos sobre a conexão da instituição com o mercado de trabalho. É possível visualizar o número de empresas conectadas à instituição, acompanhar as vagas de estágio disponíveis e finalizadas, e até mesmo analisar o percentual de alunos empregados e os tipos de relação que possuem com o mercado de trabalho, seja por meio de estágios, trabalho em tempo parcial ou prestação de serviços.

Esses relatórios fornecem dados essenciais para avaliar a trabalhabilidade da instituição em relação aos alunos e egressos, identificando áreas de melhoria e oportunidades de desenvolvimento.

Com uma visão detalhada dessas informações, a UNDB foi capaz de tomar decisões informadas para aprimorar ainda mais suas iniciativas de empregabilidade e proporcionar aos alunos uma transição mais suave para o mercado de trabalho

Portal de Estágios

Uma das funcionalidades do Portal de Carreiras é o  Portal de Estágios. Ele foi desenvolvido para possibilitar o gerenciamento de estágios obrigatórios e não-obrigatórios de forma automatizada e eficiente, evitando o acúmulo de documentos, duplicação de informações e dispersão de dados.

Com a implementação da solução, a UNDB simplificou as etapas de análise e validação das documentações e automatizou a emissão e assinatura de contratos, o que resultou na redução de custos e do trabalho manual da equipe.

Conte conosco

Após mudar completamente a maneira como as pessoas se comunicam, compram e vendem, a revolução digital está transformando também o mundo do trabalho.

Algumas profissões já desapareceram, outras devem deixar de existir em breve e, mais cedo do que tarde, é preciso estar pronto para o futuro.

Ao focar no preparo dos alunos para o empreendedorismo, a instituição de ensino possibilita que eles desenvolvam competências que ampliarão as possibilidades de atuação profissional.

Siga o exemplo da UNDB e construa um modelo educacional que esteja em sincronia com o ritmo das mudanças no mundo do trabalho.

Estamos ansiosos para revolucionar o ensino com você!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *