Workalove

Jornada da Trabalhabilidade - Integrando a Educação com o Mundo do trabalho

A Edtech Workalove, recém premiada no 100 Startups To Watch 2021, em parceria com outras edtechs, associações de educação e parceiros, realizaram de forma pioneira nos dias 07 e 08 de Julho de 2021, a primeira Jornada da Trabalhabilidade, no Brasil.

Jornada da Trabalhabilidade - Um novo modelo de educação

Vivenciamos um colapso na educação: um abismo entre academia e mercado de trabalho, um aumento expressivo na evasão e abandono escolar e de seus custos de captação de alunos e um recorde histórico no desemprego entre os jovens no país. 

De acordo com o laboratório de Aprendizado de Máquina em finanças e organizações, da UnB – Universidade de Brasília, estima-se que 54% dos 30 milhões de empregos formais no Brasil sejam substituídos por máquinas até 2026.  

O relatório da Dell Technologies & Institute for the Future afirma que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas; a Mckinsey – empresa líder mundial em consultoria empresarial, aponta que 60% das atuais atividades de trabalho são tecnicamente automatizáveis;  e, de acordo com a NUS (2019), os atuais egressos do ensino superior terão, em média, 6 carreiras diferentes ao longo de suas vidas.

Está dado o Xeque – Mate: Como construir um novo modelo educacional em um ambiente de complexas e constantes mudanças, com profissões e demandas que ainda nem existem?

A Jornada da Trabalhabilidade

Para responder a esses desafios, especialistas do setor se reuniram nos dias 07 e 08 de julho de 2021, com os dirigentes das instituições de ensino privadas e públicas do país, coordenadores de cursos, professores, líderes dos setores acadêmico, marketing, estágios e de carreiras, para conversar sobre:

  • As mudanças no mundo do trabalho e seu impacto no Futuro da Educação;
  • As expectativas e conflitos dos estudantes diante das transformações no mundo do trabalho – vida e carreira
  • A promoção da Trabalhabilidade como diferencial estratégico nas Instituições de Ensino;
  • Como algumas instituições de ensino brasileiras estão conseguindo responder a todos esses questionamentos;
  • E muito mais!
 

Além disso, através da Jornada da Trabalhabilidade compartilhamos os desafios dos jovens para ingressar e permanecer no ensino superior atualmente, discutimos as dores da evasão e do abandono escolar, as transformações do mundo do trabalho, as expectativas dos jovens e o novo perfil da geração.

Confira os temas abordados na Jornada da Trabalhabilidade:

Dia 07/07 – Quarta-Feira
  • 16h – Abertura: Por que o Futuro da Educação é integrado ao Mundo do Trabalho.
 
 
  • 16h15 – Quais as expectativas dos jovens sobre o ensino superior e carreira? Apresentação da Pesquisa “Carreira dos Sonhos 2021”. Com a participação de Danilca Galdini, Head de Pesquisa na Cia de Talentos.
 
 
  • 17h20 – Como construir uma nova experiência na jornada acadêmica dos estudantes? Com a participação de Angelita Silva, Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo, Trabalhabilidade e Inovação da Cruzeiro do Sul e Maria Cristina Mendonça, Gestora do Núcleo de Empreendedorismo, Trabalhabilidade e Inovação da Cruzeiro do Sul.
 
 
  • 17h40 – Como transformar sua instituição de ensino em um Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação com foco no Sucesso de seus Estudantes. Com a participação de Arapuan Motta, Reitor da UNISUAM e Edna Oliveira, Vice Reitora de Gente e Gestão na UNISUAM.
 
 
Dia 08/07 – Quinta-Feira
  • 16h – Abertura: Como construir um novo modelo de educação por competências de mercado. 
 
 
  • 16h15 –  O futuro da educação e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Apresentação dos resultados da pesquisa da Educa Insights – Plataforma A. Com a participação de Gustavo Hoffmann, Diretor na Plataforma A – Educa Insights.
 
 
  • 17h – Como reduzir o abismo entre academia e mercado de trabalho: Modernização dos currículos pedagógicos por competências de mercado. Com a participação de Beatriz Balena, reitora da UVA.
 
 
  • 17h20 – Vida e Carreira como parte do plano pedagógico: institucionalizando a cultura de carreiras nas instituições de ensino. Com a participação de Liliane Moura, Gerente de Vida e Carreira na Ânima Educação e Rodrigo Neiva,  Diretor de Personalização na Ânima Educação.
 
 
  • 17h40 – Como acelerar a carreira de seus estudantes no novo mundo do trabalho: o Currículo do Futuro e as Trilhas de Aprendizagem. Com a participação de Taiguara Langrafe, Vice Reitor da FECAP e Giovanna Rossini, Auxiliar de Relacionamento na FECAP.

Quem marcou presença na Jornada da Trabalhabilidade:

Sabe aquele “match” que acontece quando se encontra pessoas com o mesmo propósito que o seu? A sinergia é inevitável! Confira quem esteve conosco na primeira edição da  Jornada da Trabalhabilidade:

Apoiadores do evento:

  • ANUP – Associação Nacional das Universidades Particulares – Anup é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada para defender as prerrogativas das universidades, faculdades e centros universitários particulares, estabelecendo o diálogo e a colaboração com o Poder Público, a sociedade e demais entidades representativas. A associação tem como principal objetivo melhorar a qualidade do ensino superior. 
 
 
 
 
  • Humus – Desde a sua fundação em 1994, a HUMUS atua no segmento educacional, trabalhando para o aperfeiçoamento constante das competências empresariais e do desenvolvimento humano. Consolida-se como uma empresa comprometida com a qualidade de seus produtos e serviços.
 
 
  • Fundacred – Uma instituição sem fins lucrativos que, há 48 anos, atua no setor de crédito educacional. 
 
 
  • Rubeus – Nascida em 2013, com um desejo de fazer algo relevante e de alto impacto, com foco em revolucionar a forma como as pessoas são servidas e melhorar as experiências entre os alunos e as faculdades e escolas.
 
 
  • Persone Educação – Uma empresa especializada em Serviços e Soluções de Vendas. Formada por profissionais que atuam há mais de 18 anos nos segmentos de tecnologia e educação, fornecemos consultoria e outsourcing de processos e ferramentas (tecnologia) de vendas, suportados por KPIs.
 
 
  • Prova FáciL– Líderes na América Latina em gestão de provas e estamos no centro da revolução tecnológica atual. Atendem instituições de ensino de todo o país desenvolvendo soluções que geram clareza e simplificam todas as etapas de um processo de avaliação; 
 
 
  • Sthem Brasil –  Um consórcio de Instituições de Ensino Superior Brasileiras com foco na formação de professores, difusão e exploração de metodologias ativas na educação; 
 
 
  • Plataforma A – Com mais de 30.000 alunos impactados e marcando presença em mais de 26 cidades, a Plataforma A nasceu das transformações da educação. Entregam soluções que otimizam o dia a dia das escolas, aproximando o relacionamento com as famílias e aumentando o engajamento e o aprendizado dos alunos;
 
 
  • DreamShaper – A DreamShaper é uma ferramenta online de Aprendizagem Baseada em Projeto que guia os alunos por experiências de aprendizagem práticas e motivadoras.

Instituições de ensino parceiras da Jornada:

  • Cruzeiro do Sul – O Grupo Cruzeiro do Sul Educacional é composto por 10 marcas fortes e representativas em seus respectivos mercados. São elas: a Universidade Cruzeiro do Sul, o Centro Universitário Módulo , o Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, a Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, a Universidade de Franca – UNIFRAN, a Faculdade São Sebastião, o Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio, a FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, a Faculdade Cesuca e o Centro Universitário de João Pessoa, que juntas, reúnem alguns dos melhores indicadores acadêmicos entre as instituições de ensino brasileiras. É tido como um dos maiores complexos educacionais do Brasil e reconhecido pelas boas avaliações e reconhecimento no Enade MEC.
 
 
  • UNISUAM – O Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) é uma Instituição de Ensino Superior que, atualmente, conta com quatro unidades em bairros cariocas – Bonsucesso, Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá – e que tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento das comunidades que a cercam. Marco na Zona da Leopoldina, a UNISUAM tem uma história de tradição e sucesso e tem buscado ampliar seu alcance para outras regiões, sempre com foco no desenvolvimento social.
 
  • UVA – A Universidade Veiga de Almeida (UVA), tem como missão formar profissionais, oferecendo ensino de qualidade, estimular e desenvolver pesquisa e promover atividades de extensão relevantes à comunidade, contribuindo desse modo para a formação plena do cidadão, alicerçada em uma cultura empreendedora e em princípios humanistas, éticos e democráticos.
 
 
  • Ânima Educação – A Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País e conta com aproximadamente 140 mil alunos em nove instituições: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE), UniFG (BA), UNICURITIBA (PR) e Unisul (SC) em parceria de cogestão. Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, e a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, além do Instituto Ânima.
 
 
  • FECAP – Fundada em 1902, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, mais conhecida como FECAP, carrega consigo 118 anos de inovação, sendo referência e mantendo ao longo de sua existência a excelência no ensino. Pioneira nos cursos de Contabilidade e Economia no Brasil e com foco na gestão de negócios, a Instituição sem fins lucrativos dispõe da infraestrutura do Melhor Centro Universitário Privado do País, de acordo com o IGC – Índice Geral dos Cursos (MEC).

Quer saber como a WORKALOVE pode ajudar sua Instituição de Ensino a se transformar em um Ecossistema de Empreendedorismo, Inovação e Trabalhabilidade com foco no Sucesso de seus estudantes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *