Workalove

7 soft skills essenciais para o profissional do futuro

De acordo com o laboratório de Aprendizado de Máquina em finanças e organizações, da UnB – Universidade de Brasília, 54% dos 30 milhões de empregos formais no Brasil podem ser substituídos por máquinas até 2026. Dessa forma, as habilidades comportamentais que não podem ser automatizadas, ganham ainda mais relevância para o sucesso do profissional do futuro.

Há alguns anos, desenvolver apenas as habilidades técnicas (ou hard skills), eram consideradas suficientes para te ajudar a alcançar o sucesso profissional. Mas com as diversas mudanças que vêm acontecendo no mundo e no mercado de trabalho, já é possível perceber uma nova tendência: a crescente das soft skills.

Por isso, no post de hoje vamos conversar um pouco sobre as 7 soft skills essenciais para o profissional do futuro. Bora comigo?

Antes de entrarmos nas soft skills essenciais para o profissional do futuro, me responde uma coisa: você sabe o que são Hard e Soft Skills? 

Resumidamente, as hard skills são as habilidades técnicas que desenvolvemos e as soft skills são nossas habilidades comportamentais. No post abaixo tem mais detalhes sobre as diferenças entre elas, não deixe de ler, combinado?

7 soft skills essenciais para o profissional do futuro

Agora que você já conhece as diferenças entre soft e hard skills, bora conhecer as 7 soft skills essenciais para o profissional do futuro?

1 - Adaptabilidade

Essa é uma das soft skills que mais ganhou relevância nos últimos anos. O profissional do futuro precisa acompanhar as mudanças e superar os desafios apresentados pelo mercado de trabalho.

Como desenvolvê-la: Controle suas emoções, abrace as oportunidades que surgirem em seu caminho, aprenda coisas novas, pratique a positividade e o otimismo.

2 - Criatividade:

É preciso ter em mente que por mais benefícios que a tecnologia, os robôs e as máquinas possam nos proporcionar, eles não conseguem ser criativos como os humanos. Aqui está nossa maior vantagem, bora aproveitar?


Como desenvolvê-la: Procure atividades que estimulem a criatividade, leia livros, assista filmes e séries, tenha hobbies, anote suas ideias, faça algo novo todos os dias e cuide de sua saúde (física e mental).

3 - Negociação:

É como dizem, negociar é uma arte! Negociar é a forma mais eficiente para alcançar um objetivo ou meta. E o profissional que possui essa habilidade desenvolvida consegue não só negociar melhores prazos para seus projetos, mas também vender suas ideias e convencer possíveis clientes.


Como desenvolvê-la: Defina metas, tenha sempre um plano B, estude personalidades referências em negociar, leia livros sobre negociação, não leve as coisas para o lado pessoal e controle sua ansiedade.

4 - Tomada de Decisão:

O profissional do futuro precisa estar preparado para lidar com os desafios do mercado, interpretando informações, analisando números e  agindo estrategicamente, visando sempre a busca de soluções alinhadas às metas e propósito da empresa.

 

Como desenvolvê-la:  aprenda a delegar tarefas, desenvolva seu planejamento, execute pequenas tarefas e acompanhe os resultados e pratique a análise de dados.

5 - Comunicação:

Saber se comunicar assertivamente e expor suas ideias é fundamental tanto no ambiente de trabalho, quanto em sua vida pessoal. Saber se comunicar bem e com clareza pode te abrir muitas portas!


Como desenvolvê-lo:  ouça mais outras pessoas, em caso de dúvidas, pergunte sempre; leia textos em voz alta, para analisar seu tom de voz e possíveis ruídos; pratique a empatia e preste atenção em sua linguagem corporal.

6 - Autogestão:

As empresas estão buscando cada vez mais pessoas autônomas que assumam as “rédeas do jogo” e consigam entregar resultados satisfatórios por conta própria.


Como desenvolvê-la:  Assuma responsabilidades; tenha claro quais são seus objetivos e metas no curto, médio e longo prazo; gerencie seu tempo; priorize atividades importantes e evite procrastinar.

7 - Inteligência Emocional:

A Inteligência Emocional é composta por algumas competências socioemocionais, como a empatia, a adaptabilidade, a sociabilidade, a cooperação e principalmente a comunicação. Desenvolver essa habilidade é de extrema importância, pois ela irá te ajudar a se autoconhecer e a lidar melhor com suas próprias decisões.

Como desenvolvê-la: Pratique o autoconhecimento, conheça seus pontos fortes e pontos fracos, saia do piloto automático e trabalhe sua autoconfiança.

Agora é com você!

Desenvolver essas habilidades te ajudarão a ter mais clareza em sua jornada profissional e nas decisões que precisar tomar para se destacar no mercado e se tornar um líder do futuro.  E conte com a Workalove para isso, combinado?

Conheça a Workalove

A plataforma da Workalove, oferece um programa completo de desenvolvimento e autogestão de carreira, com acesso às vagas mais adequadas ao seu perfil e vídeos exclusivos sobre soft skills, habilidades do futuro, sucesso e carreira, além de um mapa de orientação de carreira, com as atuações profissionais mais aderentes ao seu perfil. 

Não sabe se a Workalove é parceira da sua instituição de ensino? Preencha esse formulário, que entraremos em contato com sua instituição para propor uma parceria.

Agora deixe aqui nos comentários, qual das habilidades você já está desenvolvendo?

Posts recentes

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *