Workalove

Estágio: benefícios para alunos, empresas e instituições

Mesmo com 9 milhões de desempregados em todo o Brasil, muitas empresas enfrentam dificuldades na hora de preencher certas vagas. O problema é observado nos mais diversos níveis de escolaridade — o que resulta em um verdadeiro apagão de mão de obra.

A alta demanda por profissionais qualificados é uma das razões pelas quais instituições de ensino superior (IES) decidem rever os planos pedagógicos. O desafio é criar equilíbrio entre a teoria e a prática. E é aqui que o estágio supervisionado assume um papel importante.

Uma das vantagens é a oportunidade de conquistar um requisito que qualquer empresa pede numa entrevista de emprego: a experiência. Mas não para por aí. O conhecimento aplicado ajuda a definir um “propósito de vida” — uma das motivações mais citadas para o ingresso no ensino superior. 

No artigo a seguir, explicamos a importância de preparar os jovens para construir uma carreira e de que maneira as empresas e IES podem se beneficiar disso. Vamos juntos?

A importância do estágio supervisionado

A última década mostra que a população de 18 a 24 anos vem diminuindo, mas o desemprego nessa faixa etária tem aumentado. Isso ocorre porque os jovens têm relativa desvantagem estrutural, já que em momentos de crise sua ocupação tende a ser atingida com maior intensidade.

Por esse motivo, os primeiros anos de treinamento são cruciais. Seja para impulsionar a empregabilidade e a trabalhabilidade, seja para desenvolver as competências que o profissional precisa para gerar diversas fontes de renda.

Vale destacar que o local de trabalho representa um espaço onde as pessoas interagem de modo a promover a aprendizagem. Daí a importância de fortalecer os laços com a educação e o mercado. Por meio de políticas focalizadas, ensino técnico aplicado e, não menos importante, recorrendo a um programa de estágio de ponta.

Em geral, o conjunto de atividades desenvolvidas na empresa facilita a transição dos universitários para o mercado de trabalho. Isso porque consiste em um método eficaz para preencher a lacuna entre o que se aprende na universidade e as demandas de emprego. 

Conheça a seguir algumas das vantagens de desenvolver um programa de excelência:

O que os alunos ganham com isso

Ao acompanhar o dia a dia de profissionais já formados, é possível entrar em contato com uma realidade que complementa a experiência acadêmica. Além de adquirir bagagem e desenvolver uma rede de contatos, o aluno tem a oportunidade de criar currículo, atraindo potenciais empregadores.

Conforme dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), 54% dos estagiários são efetivados. Encontrar emprego pode parecer assustador. Ainda mais quando se acompanha a crise econômica no noticiário. Nesse sentido, o estágio facilita — e muito — a vida do estudante.

Vantagens para as empresas

Para as empresas, o programa de estágio representa a possibilidade de recrutar, capacitar e descobrir novos talentos. Ao oferecer vagas do tipo, as organizações também criam uma parceria com as IES, o que facilita o fluxo de informações sobre os avanços de determinada área do conhecimento.

Trazer novas gerações para a empresa agrega em criatividade e inovação. Outro ponto positivo é que elas estão cada vez mais conectadas e imersas em soluções tecnológicas. Essa característica pode impulsionar a transformação digital e a mudança de cultura na organização.

As instituições de ensino também aproveitam

O estágio é uma oportunidade de integração do educando com a comunidade para a qual ele vem sendo preparado. Essa dinâmica promove um retorno direto para a rede de ensino. O aluno tende a levar o conhecimento adquirido com a prática para a sala de aula. Logo, é possível atualizar a grade curricular conforme as exigências do mercado.

Um elemento crucial da educação terciária é garantir que os egressos tenham sido bem preparados para se dar bem na carreira. A ênfase na trabalhabilidade, portanto, melhora a reputação da instituição, além de atrair alunos qualificados, interessados em integrar um ecossistema de empreendedorismo e inovação.

E aí, ficou convencido(a) da importância do estágio? A Workalove dispõe de soluções personalizadas para garantir a melhor experiência possível para alunos, redes de ensino e empresas. Entre em contato para saber mais. Será um prazer ajudá-lo(a)!

 

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *