Workalove

Como aplicar estratégias de Growth Hacking para captação de alunos?

Jana Ramos, especialista em Growth Hacking, desvenda os atalhos que usou em sua trajetória que irão te ajudar a gerar melhores resultados em sua captação de alunos para o ensino básico e superior.

Growth Hacking

O termo Growth Hacking foi criado em 2010 por Sean Ellis, responsável pelo crescimento do Dropbox, Eventbrite, Lookout, LogMeIn e uma das principais autoridades em Growth e alavancagem de negócios do Vale do Silício. Ele desenvolveu esse termo para descrever os processos utilizados pelas organizações de hipercrescimento como: Amazon, Airbnb, Facebook e Uber.

Como o próprio nome diz, Growth vem de crescimento e Hacking é o ato de programar ou utilizar qualquer outro recurso para tentar invadir ou modificar algum sistema. Porém, para o Marketing, seu significado está voltado para o ato de encontrar ou realizar atalhos que irão contribuir com o crescimento da organização.

No sexto capítulo do livro “A Disrupção do Marketing para Instituições de Ensino”, a autora e especialista em Growth Hacking, Jana Ramos, afirma que esse ainda é um tema recente no Brasil, mas de extrema relevância para a área de Gestão de Marketing, por isso, entender e aplicar essa metodologia em sua instituição de ensino pode te ajudar a fazer a diferença nos resultados do negócio.

No decorrer do capítulo, Ramos detalha as melhores práticas e processos que utilizou em organizações, startups e em instituições de ensino e o perfil do profissional que atua em Growth, que deve ser uma pessoa voltada para análise de dados e que busque resolver os problemas de maneira barata e criativa.

“Mas isso não significa que você que é de humanas não possa se aventurar a ser um Growth Hacking. Claro que pode. Se inspire na minha vida. Eu me formei em Publicidade e Propaganda, comecei minha carreira como designer gráfico e gamification. Fazia jogos para treinamentos corporativos, conheci o marketing digital quando decidi empreender e fundar um e-commerce de moda e arte, e me apaixonei pela profissão. Realizei muitos cursos até conseguir uma oportunidade como gerente de marketing digital numa agência de turismo. Foi aí que pude aplicar o growth hacking na prática e me identifiquei muito com a profissão e o método de trabalho. Desde então, nunca mais parei de estudar o tema e trabalhar com isso. Fundei minha empresa a Growth Lovers e já atendemos mais de 50 startups com nossa metodologia.”, afirma.

Os profissionais precisam cada vez mais serem multidisciplinares para terem sucesso nesta nova dinâmica do futuro  do trabalho. E para atuar em Growth Hacking precisam de uma coisa em comum: A vontade de mudar o status quo das coisas!

Growth para Captação de Alunos na Educação Básica

Outro ponto importante destacado por Jana, é que provavelmente na educação básica, o perfil do estudante é diferente do perfil que decide e paga, dessa forma a comunicação e proposta de valor devem ser totalmente adaptadas para atingir o perfil de cliente ideal. É preciso pensar: o que sua instituição possui de diferencial que fará com que os pais de seus possíveis alunos te escolham?

Inclusive, no capítulo 6 desta obra foi realizado um estudo bem legal sobre o que é mais importante para os pais dos alunos em cada modalidade de ensino. Não deixe de conferir, para adquirir seu exemplar gratuito é só clicar no link que disponibilizamos para vocês ao final deste artigo.

Quanto mais a instituição conhecer o comportamento dos pais do aluno na educação básica, maior a chance de ser assertivo e ter êxito. Os pais precisam se sentir seguros em relação a escolha do melhor caminho para a educação de seus filhos, portanto deixe claro o porquê sua instituição é a melhor escolha. Utilize os argumentos que foram disponibilizados na proposta de valor do livro para gerar seu discurso de vendas.

“A prova social é um importante fator de decisão, geralmente uma pessoa satisfeita comenta com outras duas pessoas, enquanto uma pessoa insatisfeita comenta com outras dez pessoas, portanto, um único cliente infeliz pode influenciar dezenas de outros potenciais clientes de maneira negativa.” afirma.

E lembre-se sempre: “Marca não é o que falam sobre você, marca é o que falam sobre você, quando não está presente” Neil Patel (2020).

Growth para Captação de Alunos na Educação Superior

Se durante a educação básica o principal responsável pela escolha da Instituição de Ensino são os pais, essa realidade muda na Educação Superior, passando a responsabilidade para o próprio aluno. E cabe a equipe de marketing voltar seus esforços para conquistar esse novo público.

Para conquistar a confiança do aluno é necessário conhecer suas dores antecipadamente, e transmitir autoridade de mercado em suas  possíveis soluções. O aluno precisa se convencer que pode contar com você em sua jornada de inserção no mercado de trabalho.

“A prova social será uma importante ferramenta que sua Instituição poderá utilizar, pois é o comportamento natural do consumidor pesquisar bastante nas redes sociais antes de decidir fazer uma compra, ainda mais uma decisão de longo prazo como a escolha de um curso superior.” afirma Ramos.

Quando as necessidades do aluno tem sinergia com o propósito da Instituição, sua proposta de valor ganha muito mais força na decisão do aluno.

Na sequência, a autora dá dicas práticas sobre o funil de Growth Hacking AARRR – Aquisição – Ativação – Retenção – Receita e Recomendação, pois quanto mais centrada no aluno a instituição for, maior a chance de satisfação e permanência do estudante.

Fala sério né! Tenho certeza que o conteúdo entregue pela Jana Ramos e pelos outros autores do livro irá impulsionar os seus resultados de captação de alunos.

Clique no botão abaixo e preencha o formulário para garantir o seu exemplar e ter acesso à este capítulo, na íntegra 🤓

Espero que goste do material, e não se esqueça de comentar neste post e compartilhar nas suas redes sociais!

Até a próxima 👋

6 respostas

    1. Oi Bélit, que bom que gostou do nosso conteúdo 💚! Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais, sempre compartilhamos novidades por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *