A nova universidade: um ecossistema de inovação com foco no Sucesso do Estudante
As autoras do livro “A Disrupção do Marketing para Instituições de Ensino“, Fernanda Verdolin e Daniele Piazzi, apresentam um novo modelo de Gestão Educacional de Sucesso do Estudante, eixos estruturantes e seus principais processos para implantação do modelo.
O conceito de Sucesso do Estudante
O 1º capítulo do livro mal ficou pronto 😱 e eu já fui logo conferir, para entender melhor todo o contexto que envolve o novo Modelo de Sucesso do Estudante, proposto por nossa CEO, Fernanda Verdolin e nossa parceira, Daniele Piazzi, consultora na Hoper Educação.
O modelo criado foi inspirado no conceito do Customer Success, que em português, significa Sucesso do Cliente ou CS. Segundo o autor Lincoln Murphy (2006), o CS acontece quando os clientes alcançam os resultados desejados por meio de pontos de interação com a empresa.
Muphy ainda destaca outras diversas abordagens de Customer Success, mas separei essa abaixo porque achei especial, um spoiler para vocês que amam trabalhar com clientes, assim como eu.
“O Sucesso do Cliente deve ser a força motriz de tudo o que fazemos. Ou seja: não é apenas um conceito ou departamento: “é um valor central, e é responsabilidade de todos.” – Lincoln Murphy
E você pode estar se perguntando, o que isso tem a ver com o Sucesso do Estudante?
Tudo, genteee! De acordo com as autoras, se as universidades desejam ter o seu aluno por mais tempo na instituição, para promover educação continuada, reduzir o custo de aquisição e mitigar a evasão, a sua força força motriz precisa ser o sucesso do aluno, que é alcançado através de interações positivas entre ele e a instituição de ensino. 👏👏👏
Uma nova abordagem para a Gestão de Marketing
Outro aspecto do capítulo que me chamou atenção foi a afirmativa das autoras de que os modelos antigos de gestão de marketing das instituições de ensino precisam ser rompidos.
Assim como na citação anterior, do papa do CS, Lincoln Murphy, e também na afirmativa do vice reitor da FECAP, Taiguara Langrafe, em sua colaboração no prefácio do livro (clique aqui e leia o resumo), as autoras reforçam que a responsabilidade de manter algum tipo de interação com o aluno não é apenas dos setores de marketing e comunicação, durante a etapa de ingresso, é de todos da instituição de ensino.
Se faz urgente proporcionar uma nova experiência educacional aos estudantes que seja centralizada nas suas expectativas, no que é valor para ele. E para que isso aconteça na prática, é fundamental o envolvimento de todos os atores da instituição, do reitor ao porteiro.
E como já dizia Arapuan Motta, reitor da UNISUAM (nosso cliente), precisamos cultivar a cortesia e a proximidade de todos os colaboradores da nossa universidade com os estudantes, independente do nível hierárquico. Precisamos trabalhar pela escolha deles todos os dias.
Gestão e eixos estruturantes do Modelo de Sucesso do Estudante
Ainda sobre o modelo, as autoras destacaram os três principais eixos estruturantes: Acesso, Permanência e Desenvolvimento e os seus macroprocessos, que direcionam a criação das estratégias para o alcance do sucesso desse novo mindset de gestão.
Ficou curioso para saber mais detalhes sobre estes eixos?
Clique no botão abaixo e preencha o formulário para garantir o seu exemplar e ter acesso à este capítulo, na íntegra, gratuitamente! 🤓 Não perca essa chance!
Espero que goste do material, e não se esqueça de comentar neste post e compartilhar nas suas redes sociais!
Até a próxima 👋
2 respostas