O que é Inteligência Emocional e como desenvolvê-la?
91% dos profissionais são contratados por questões técnicas, mas são demitidos por questões comportamentais, as famosas soft skills. Sabia disso?
É o que diz um levantamento realizado pela Page Personnel, um dos maiores players em recrutamento e seleção especializado do mundo. Em outras palavras:
Pessoas são contratadas por suas capacidades técnicas e são demitidas por suas INcapacidades comportamentais.
Alinhado a isso, a inteligência emocional é uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho atualmente, de acordo com o estudo realizado pelo Institute for Business da IBM e compartilhado no 8º Fórum de Liberdade e Democracia, do IFL – SP (Instituto de Formação de Líderes de São Paulo), realizado em setembro de 2021.
Quer saber como desenvolver essa habilidade para se destacar na carreira que escolheu seguir? É sobre isso que vamos conversar nesse artigo.
Mas antes de aprender a desenvolver sua Inteligência Emocional, é importante entender as diferenças entre Hard e Soft Skills. Você conhece esses dois termos?
Diferenças entre Hard Skills e Soft Skills
Com a revolução que estamos passando no mercado de trabalho, as empresas estão se tornando cada vez mais humanas, o que acaba nos pressionando a ressignificar o modo como aprendemos, formamos competências, habilidades e atitudes em nosso dia a dia.
Hard Skills: São as habilidades técnicas que podem ser mensuradas de alguma forma, e eram o foco da era da Empregabilidade. Elas são facilmente aprendidas e podem ser adquiridas através de cursos, treinamentos, workshops e/ou livros, por exemplo.
Alguns exemplos de Hard Skills: fluência em idiomas; capacidade para analisar dados; domínio do excel; certificação em gestão de mídias sociais; domínio em linguagens de programação, entre outras.
Soft Skills: São as habilidades sociocomportamentais, ligadas diretamente a nossa capacidade em lidar positivamente com fatores emocionais. Por estarem ligadas às nossas aptidões mentais, elas são mais difíceis de serem reconhecidas e quantificadas.
Alguns exemplos de soft skills: comunicação interpessoal, empatia, persuasão, flexibilidade, resolução de conflitos, capacidade analítica, liderança, proatividade e inteligência emocional.
O que é a Inteligência Emocional?
O psicólogo e escritor, Daniel Goleman, define a Inteligência Emocional como a capacidade humana em lidar com suas próprias emoções. Ela é composta por diversas competências socioemocionais, como a empatia, a adaptabilidade, a sociabilidade, a cooperação e principalmente a comunicação interpessoal.
Saber se comportar em momentos de pressão depende de como os pensamentos, atitudes e os nossos sentimentos são gerenciados. Além disso, precisamos saber como agir perante as pressões externas e internas que sofremos.
Outra característica interessante, é que a inteligência emocional está diretamente ligada ao seu sucesso profissional e a sua capacidade de se automotivar. Com ela mal desenvolvida, é comum que a procrastinação, o hábito da reclamação e a falta de estímulo se tornem evidentes em sua vida.
👉 Se liga: Desenvolver a inteligência emocional é de extrema importância, pois ela irá te ajudar a se autoconhecer e a lidar melhor com suas próprias decisões. Tudo isso contribui diretamente para que você alcance os propósitos estabelecidos para sua vida😎.
Quais são os benefícios da Inteligência Emocional para sua carreira?
Os principais benefícios que você pode obter ao desenvolver sua inteligência emocional são:
- Redução da ansiedade, tanto em sua vida pessoal, quanto no trabalho;
- Aumento de sua produtividade e responsabilidade;
- Autonomia para tomar melhores decisões;
- Melhora em sua relação com colegas de trabalho e gestores;
- Controle melhor do tempo;
- Equilíbrio emocional em meio às situações estressantes
- Melhora do comprometimento.
Como desenvolver a Inteligência Emocional
É importante entender que a Inteligência Emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida em todos os momentos de sua vida. Daniel Goleman, resumiu a importância de desenvolvê-la:
“ O impulso é o veículo da emoção. A semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos e não possuem autocontrole sofrem de uma deficiência moral. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade.”
Perceba que não se trata de esconder suas emoções, e sim entendê-las para que seja possível trabalhar seus comportamentos, hábitos e pensamentos a seu favor.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os conceitos, importância e benefícios da Inteligência Emocional para sua vida e carreira, bora conferir algumas dicas que vão te ajudar a desenvolvê-la?
1 – Antes de tudo, procure por mais informações sobre essa Soft Skill: Na era da informação, aprender sobre algo que se tenha interesse se tornou muito mais fácil. Busque mais informações em sites, redes sociais, canais do youtube, podcasts, livros e converse também com seus amigos e professores.
2 – Busque o autoconhecimento: Procure começar a identificar possíveis comportamentos que se repetem em situações de pressão, de ansiedade ou de euforia. Observe também as variações do seu humor e as reações do seu corpo nesses momentos, seja no trabalho, curso ou em casa.
Outro ponto importante: conheça seus limites, pontos fortes e os pontos que pode melhorar.
3 – Pratique atividades que te ajudem a se reconectar com você mesmo: Saia do piloto automático. Atividades como meditação, ioga, caminhada, pilates, são ótimos exercícios para isso, elas te ajudam a se concentrar em você e no momento presente. Tente também praticar algum hobbie que goste.
4 – Trabalhe sua autoconfiança: Aprenda a confiar mais em seu potencial, defina objetivos claros de vida e carreira e coloque a mão na massa para alcançá-los. Esse é um importante passo no desenvolvimento de sua inteligência emocional e qualidade de vida.
5 – Aprenda a trabalhar sob pressão: A correria e a velocidade das mudanças que estamos vivendo exige muito da gente. Frequentemente precisamos tomar decisões rápidas e saber lidar com as pressões externas (chefes, líderes, companheiros de trabalho em geral) e as internas (nós mesmos), nos deixa em um estado de nervos. Aprenda a priorizar o que é realmente importante, isso irá reduzir sua ansiedade e te ajudar a entregar suas atividades no tempo certo.
Lembre-se também de cuidar da sua saúde e ter momentos de lazer!
6 – Conheça seus limites: A partir do momento que você conhece suas fraquezas e qualidades, você reconhece seus limites e quando é preciso parar, respirar e procurar outro caminho. Além do mais, conhecer seus limites é respeitar seu corpo e mente, com isso você consegue proteger sua saúde emocional, parando de disparar gatilhos que podem te fazer mal. Beleza?
Agora é com você!
A inteligência emocional é, sem dúvidas, uma das principais habilidades que irão te apoiar no alcance do sucesso, tanto pessoal quanto profissional.
É uma jornada intensa e cheia de desafios, mas totalmente possível. Separamos alguns materiais para que você se aprofunde neste assunto. Confere aqui:
Livros
- Inteligência Emocional, de Daniel Goleman;
- Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck;
- Liderança, de Daniel Goleman;
- A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown;
- Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek;
- Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie.
Webinars
O que achou das dicas? Já conhecia algum deles? Deixe nos comentários, vamos adorar continuar essa conversa com você.
Conte com a gente sempre! Até mais!