Comunicação Interna nas Instituições de Ensino: clara, objetiva e estratégica
Karla Ehrenberg e Andreia Moura, especialistas em comunicação corporativa, destacam fatores determinantes para a construção de uma boa estratégia de comunicação interna e os riscos que uma má gestão de comunicação podem trazer às instituições de ensino.
A evolução da Comunicação Corporativa
Hoje, podemos dizer que a comunicação já é tratada de forma estratégica na maioria das organizações, mas nem sempre foi assim 🤔
No terceiro capítulo do livro “A Disrupção do Marketing para Instituições de Ensino”, as autoras Karla Ehrenberg e Andreia Moura afirmam que, em um passado não muito distante, o papel da comunicação no ambiente corporativo era apenas uma atividade ferramental, com o objetivo de mediar informações. Avisos, normas e regras!
Porém, com a evolução do mercado de trabalho e em um mundo cada vez mais globalizado, onde empresas passam a ser percebidas como atores sociais, “ela [a comunicação] deixa de ser instrumento e deve servir como base para uma gestão capaz de ajudar a empresa a enfrentar os desafios de uma sociedade que exige mais qualidade, participação e posicionamento.”, afirmam as autoras.
“É a comunicação que habilita empresas a operarem com qualidade, cumprindo sua missão e cultivando valores. Extingue-se a verticalidade e abre-se um lugar de envolvimento e participação em que, tanto público externo quanto interno, contribuem para que haja acréscimos ao valor da marca.”
E para tanto, torna-se imprescindível a criação de processos de comunicação estratégicos, com público, mensagem e canais muito bem definidos.
Com quem eu devo falar?
Trazendo o contexto de comunicação para o setor educacional, quem é o público de interesse? De acordo com as autoras, os alunos, pais e responsáveis são facilmente identificados, pois são os consumidores do serviço oferecido, é para eles que toda a organização trabalha, porém, eles não são os únicos que demandam atenção.
Segundo elas, o público interno: professores, funcionários responsáveis pela manutenção de processos e serviços, diretores e equipe administrativa, atores localizados no espaço interno da organização, também são influenciadores e responsáveis pela prosperidade e fortalecimento da marca.
“Se as posições e necessidades de todos os envolvidos estão claras e há espaço para negociação, se os canais de diálogo são adequados e acessíveis, minimizam-se conflitos, diminui-se a propagação de informação descontextualizada (principalmente em redes sociais).” afirmam as autoras.
Nesse ponto, já é possível refletir sobre a importância de se manter canais de diálogos abertos e transparentes, com foco não apenas no público externo, mas em todos aqueles que, de alguma forma, se relacionam com a instituição de ensino.
Quais os meios de Comunicação Interna nas Instituições de Ensino?
Outro ponto importante destacado pelas autoras é o de que, além de conhecer a diversidade do seu público, é imprescindível saber escolher os canais mais adequados para se transmitir cada mensagem. Segundo elas, existem vários meios que podem ser utilizados pelas instituições de ensino, mas cada um deles tem a sua funcionalidade.
E então, nos deparamos com alguns questionamentos: o WhatsApp tem sido utilizado com grande frequência no ambiente corporativo. Porém, será que ele serve para tudo? E os blogs, sites e redes sociais, podem ser utilizados como meios exclusivos para comunicação interna?
De acordo com as autoras, a escolha do melhor canal de divulgação deve ser feita por meio de uma análise por parte dos profissionais de comunicação e precisa fazer parte do planejamento de comunicação.
“Ao aprender que a comunicação dentro das instituições requer gerenciamento profissional e estratégias ligadas à gestão empresarial, fica evidente a sua importância. Transmitir informações incompletas, em prazos inadequados, utilizando canais inapropriados é muito mais nocivo à organização do que se pode imaginar.”, afirmam.
Na sequência, as autoras dão dicas práticas para uma gestão de comunicação interna institucional eficiente e sem ruídos.
Clique no botão abaixo e preencha o formulário para garantir o seu exemplar e ter acesso à este capítulo, na íntegra 🤓
Espero que goste do material, e não se esqueça de comentar neste post e compartilhar nas suas redes sociais!
Até a próxima 👋