Como a Trabalhabilidade pode apoiar as instituições de ensino na redução da evasão?
Os dois últimos anos registraram os maiores índices de evasão de alunos do ensino superior privado no Brasil, de acordo com uma projeção do SEMESP. Só em 2021, cerca de 3,42 milhões de estudantes (o que representa uma taxa de 36,6%), abandonaram seus cursos.
Existem dois fatores que influenciam diretamente nos índices de evasão e inadimplência das instituições, sendo:
- a falta de engajamento dos estudantes com sua jornada acadêmica;
- o baixo desenvolvimento de sua trabalhabilidade, ou seja, a baixa capacidade de geração de renda e trabalho por parte dos estudantes.
Para Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, os estudantes mais afetados são aqueles com maior vulnerabilidade social:
“São os que geralmente precisam trabalhar para poder estudar. A maioria estuda à noite. E tiveram perda de emprego, ou perda de renda por trabalho informal. Eles não conseguiam mais pagar a mensalidade ou não tinham, inclusive, infraestrutura para poder assistir às aulas remotamente”, explica.
Desenvolver o diferencial competitivo dos estudantes por meio da Trabalhabilidade é a forma mais rápida de criar sustentabilidade para seu negócio educacional.
Dessa forma, estreitar o relacionamento da sua instituição com o setor produtivo aumenta as chances de inserção dos seus alunos no mercado de trabalho, o que impacta diretamente na redução da evasão e inadimplência.
Na visão dos estudantes da educação superior, conquistar um emprego em sua área de atuação, é a única maneira de enxergar o retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro feito durante sua jornada acadêmica. E é exatamente aí que a maioria das instituições de ensino falham.
Por isso, é imprescindível que as instituições de ensino desenvolvam a Gestão da Permanência de seus estudantes e busquem meios de aproximar a academia e o mercado, visando promover uma educação que contribua, de fato, com o preparo do recém egresso para gerar renda e enfrentar os desafios apresentados pelo mercado de trabalho.
Desenvolver a Gestão da Permanência de seus alunos em sua Instituição de Ensino é focar no que mais importa: O Sucesso do Estudante.
A jornada do aluno não pode ter fim, ela precisa ser cíclica e relevante; precisa permitir que os estudantes encontrem oportunidades de trabalho que façam sentido para o seu perfil, desenvolvam sua trabalhabilidade e, assim, estejam cada vez mais preparados para enfrentar esse novo normal do mundo, que é a imprevisibilidade.
E foi para responder a esses desafios que criamos a Workalove.
Para apoiar as instituições em seus processos de relacionamento com o estudante com foco na Trabalhabilidade. Assim, é possível produzir melhores experiências para os estudantes, que por sua vez, podem refletir em melhores resultados de sustentabilidade financeira aumentando a captação de alunos e reduzindo a evasão.
Quer saber como usar a Gestão da Permanência de forma eficaz para reduzir a evasão e a inadimplência em sua Instituição de Ensino e ter resultados surpreendentes?
Até mais!
Uma resposta