Workalove

Porque a Educação precisa se reinventar?

Educação do Futuro

Ao longo da história da humanidade vivemos uma série de mudanças que podem ser melhor entendidas em marcos temporais. A primeira grande transformação foi a agrícola, marcando a conquista do homem quanto ao manejo da terra e a previsibilidade de uso do tempo.

Desde então, a humanidade caminha a passos largos gerando novos conhecimentos e tecnologias como a máquina a vapor, a eletricidade, a mecanização, o computador, a internet, a robotização e a inteligência artificial.

Nesse sentido, perceba que palavras como avançar, evoluir e desenvolver são as que melhor representam como a humanidade tem se comportado ao longo do tempo. De tal forma que, no decorrer de sua história recente, a Educação é formalizada e institucionalizada de forma a potencializar a capacidade produtiva humana.

Entretanto, essa história também é marcada por grandes desafios, crises e momentos de reviravolta. Afinal, todas as vezes em que se é necessário introduzir um novo paradigma, o anterior precisa deixar de existir, o que, grande parte das vezes, acontece de forma dolorosa, mas sempre acontece.

Portanto, podemos dizer que estamos vivendo exatamente um desses momentos decisivos de nossa história. Estamos avançando na Era Digital e na Revolução 4.0, momento em que o paradigma da mecanização precisa ser deixado.

Inegavelmente, o contexto atual é totalmente diferente da Era Industrial em que a premissa era formar pessoas para atuarem de forma efetiva na dinâmica de uma linha de montagem segmentada.

Naquele momento fazia sentido formar pessoas em salas de aula quadradas com um professor detentor do conhecimento e multiplicador das regras e melhores práticas a serem seguidas e replicadas. Só que essa não é mais nossa realidade. Sem dúvida, a Educação precisa se reinventar!

“Esse novo paradigma já está sendo co-construído por instituições de ensino cientes do dinamismo histórico natural e irreversível”.

São essas instituições que hoje protagonizam o palco da transformação social e econômica pela Educação ao viabilizarem uma nova forma de se cumprir com sua missão primeira: formar profissionais para a nova realidade do mundo do trabalho.

As premissas desse novo paradigma e modelo educacional estão baseadas em alguns pilares que se desdobram em práticas inovadoras no processo de ensino-aprendizado como:

  • uso sala de aula invertida;
  • laboratórios de experimentação;
  • aprendizado por projeto;
  • ambientes colaborativos e incentivo à conectividade, entre outros.
 
Uma das mais recentes propostas que merece destaque pelo seu caráter extensivo e transversal à formação técnica-especialista é a Educação de Carreiras.

 

A Educação de Carreiras é uma perspectiva pedagógica que promove a orientação, o desenvolvimento e a autogestão de carreira do estudante. O objetivo é que o aluno, ao longo de seu processo educativo, consiga perceber suas capacidades, interesses e habilidades de forma a identificar oportunidades mais compatíveis com seu perfil no mercado de trabalho e favorecer sua trabalhabilidade.

Para a Educação de Carreira, no momento de transformação pelo que passamos, o sucesso do estudante é alcançado quando ele conquista a autoconsciência de seu potencial profissional e a independência para autogerir sua carreira.

Workalove,  foi desenvolvida para viabilizar a propagação do novo paradigma educacional tendo como base a Educação de Carreira. Nossa missão é inovar na forma como a Educação transforma vidas.

Portanto, se sua Instituição de Ensino compartilha dessa visão de mundo e precisa se adaptar para se manter competitiva nesse novo e decisivo momento, convidamos você para uma demonstração de como o futuro da sua instituição de ensino pode ser remodelado aqui e agora com o auxílio de nossas soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *