FNESP 2022 - Criando experiências memoráveis para os estudantes!
Nos dias 29 e 30 de Setembro de 2022 em São Paulo, aconteceu a 24ª edição do Maior Fórum de Ensino Superior da América Latina – FNESP e a Workalove esteve presente e muito bem representada pela nossa CEO e founder Fernanda Verdolin e nosso CTO Marcelo Vieira.
O tema do evento foi “É sobre o estudante, SIM! Mais do que oferta de conteúdo, é sobre uma experiência memorável”, e durante os dois dias, foram abordados assuntos como: tecnologias educacionais, transformação digital, aprendizado personalizado, modelos acadêmicos, retenção dos estudantes, engajamento, comunicação e marketing, tudo na perspectiva da experiência do aluno.
“Nosso objetivo é instigar os gestores e os especialistas do setor a repensarem estratégias institucionais e redesenharem modelos acadêmicos em prol de experiências memoráveis para os estudantes das IES. Vamos conhecer as ações e estratégias que instituições do Brasil e do exterior, preocupadas com a trajetória atual e futura de seus estudantes, implantaram para intensificar a convivência e estabelecer vínculos sociais mais fortes, visando proporcionar ao estudante uma experiência impactante e memorável que resulte em alunos mais presentes, engajados, conectados e satisfeitos”, afirma Lúcia Teixeira, presidente do Semesp.
Para Ryon Braga, sócio fundador da Consultoria Neoperspectiva e Diretor da Faculdade Multiversa, o valor que agregamos aos alunos reverbera nas próprias instituições. Ele também falou um pouco da sua visão em como as instituições de ensino podem criar experiências significativas para os estudantes:
“Ultimamente, está se discutindo muito o foco nos estudantes. Vemos como estão altas as estatísticas de evasão, tanto no presencial, quanto no EAD. São diversos os motivos por trás do fenômeno. As IES precisam auxiliar os estudantes em seus problemas, da forma que conseguiram. Depois, é necessário engajar aquele aluno, motivá-lo a pôr em prática seus aprendizados. Por fim, os recursos tecnológicos entram nessa equação como um complemento para engrandecer a experiência daquele estudante.”
Na foto: Rodrigo Capelato, Diretor Executivo e de Assuntos Econômicos do SEMESP; Fernanda Verdolin, CEO e Founder da Workalove e Luciano Sathler, reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Luciano Sathler, reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e do Centro Universitário Metodista IPA, também marcou presença no evento e compartilhou um pouco da sua experiência:
“Após esse encontro [FNESP], creio que está muito claro que todas as IES devem se tornar intensivas em tecnologia para mapear a jornada do aluno em todos os setores da IES, inclusive no ensino-aprendizagem, mas principalmente para conectar a instituição com o mundo e seu entorno. Não dá mais pra fazer isso na base do achismo”.
O FNESP também contou com a presença do Ministro da Educação, Victor Godoy.
Em sua fala, Godoy afirmou que um dos grandes desafios do País está na modernização da avaliação e da regulação da qualidade da educação brasileira.
Outro ponto abordado por Godoy, foi que a qualidade do ensino não é apenas uma responsabilidade do Ministério da Educação e das instituições de ensino, mas também de toda a sociedade brasileira.
“Precisamos fazer de forma diferente e preparar melhor o estudante para ingressar no ensino superior, olhando para o estudante e vendo as necessidades de cada um deles”, conclui.
E a Workalove encontrou um bom caminho para resolver esse enorme desafio!
A plataforma desenvolvida pela Workalove é um mentor de carreiras para os estudantes realizarem melhores decisões de vida e carreira, preparando-os para os desafios do futuro do trabalho, por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento de softs skills.
Com isso, ajudamos as instituições de ensino a tornar seus planos pedagógicos mais personalizados, flexíveis e atualizados aos objetivos de vida e carreira de cada estudante e ao futuro do trabalho. O que impacta diretamente na empregabilidade e também na trabalhabilidade dos estudantes.
Agora é com você!
Veja como a Workalove está ajudando as instituições de ensino a atualizar seus planos pedagógicos com o futuro do trabalho e também oferecer uma experiência diferenciada para os seus estudantes acelerarem sua entrada no mercado de trabalho.