Workalove

A Educação do Futuro é agora!

O momento que passamos não tem precedentes. Todas as regras foram redefinidas com a chegada da pandemia provocada pelo Coronavírus. Escolas fechadas, rotinas de autocuidado e quarentena de isolamento social se instalaram. Apesar de todos esses transtornos, a pandemia trouxe oportunidades e, para educação, trouxe a urgência de ressignificar o modo que transformamos vidas pela educação. Portanto, vou me atrever a chamar de: o novo normal da educação, a educação do futuro!

A Educação do Futuro é agora

Contexto Atual da Educação

Muito tem se falado sobre transformação digital, novas tecnologias, aprendizagem ativa, sala de aula invertida. De fato, isso é de grande importância, mas pouco tem se feito para aquilo que  mais importa: ajudar os estudantes a trilhar uma carreira ou jornada empreendedora, que satisfaça às suas necessidades financeiras e contribua para sua realização pessoal. 

Os dados do último Censo do Ensino Superior (2018) apontam que somente 34% dos estudantes do ensino superior tiveram uma trajetória acadêmica “sem percalços”. Entre 2010 e 2015, cerca de 56% dos alunos que ingressaram no ensino superior não se formaram com os colegas do curso de graduação no qual se matricularam ou abandonaram o curso.

Em paralelo, atualmente temos mais de 12 milhões de brasileiros desempregados, milhares de vagas do setor produtivo não preenchidas e milhões de pessoas com carteira assinada que trocariam de lugar na busca de mais realização no trabalho. A pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva (G1)  revela que 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com seu emprego. 

Futuro do Mundo do Trabalho

O futuro do mundo do trabalho passa por uma transformação com menos foco na empregabilidade e novo foco na trabalhabilidade. Ela consiste na capacidade que o ser humano tem em absorver conhecimentos, habilidades e competências para gerar trabalho, renda e riqueza, seja como empreendedor, seja como autônomo, ou profissional liberal.  

Novas profissões surgem, outras desaparecem e, assim, somos pressionados a nos reinventar, enfrentando transições em nossas carreiras que exigem novas habilidades e competências, impostas por esse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo

O Sistema Educacional

O sistema educacional tradicional foi formatado na lógica de alcançar a excelência frente a um padrão pré-definido, em que o diploma levava a um primeiro emprego, e que por sua vez, o profissional tinha como base uma carreira clara e linear.  No entanto, sabemos que esse percurso já não é mais garantia de sucesso faz um bom tempo. O que importa hoje, e agora mais urgente, é manter-se em constante estado de aprendizado (Lifelong Learning) e com uma postura aberta ao desconhecido. 

A Educação do Futuro é agora: Foco no Sucesso do Estudante

É nesse contexto, que surge o novo normal da educação: a disrupção do sistema educacional que cria a conexão das instituições de ensino com o setor produtivo para possibilitar uma educação com foco no Sucesso do Estudante.

“O Sucesso do Estudante, consiste em um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas para apoiar o estudante durante sua jornada acadêmica.”

Acreditamos que a jornada deve ser contínua e também deve ser iniciada à partir do autoconhecimento, identificando o perfil do estudante, suas expectativas, valores, interesses, personalidade, estilo de aprendizagem, priorizando o desenvolvimento das competências comportamentais para a criação de uma mentalidade protagonista que pode ser autogerida e também conectada com a nova dinâmica do mercado de trabalho. 

O sucesso do estudante acontece quando ele conquista a autoconsciência de seu potencial profissional e a independência para autogerir sua carreira. 

Ecossistema de Aprendizado Contínuo

Para tanto, é necessário que a educação implante um ecossistema de aprendizado contínuo (plataforma Workalove) integrado ao mundo do trabalho, em tempo real, e que permite um diálogo constante entre a academia e o setor produtivo, envolvendo professores, estudantes, empresas, organizações e startups, e até às demandas governamentais (tríplice hélice) com o objetivo de impactar de uma forma muito mais significativa no desenvolvimento sócio econômico do país. 

Fato é que, o principal objetivo desse ecossistema é contribuir para a transformação de vida dos estudantes (mobilidade social). A jornada acadêmica não pode ter fim, ela precisa ser cíclica e relevante; precisa permitir que os estudantes encontrem oportunidades de trabalho (incluindo as transições) que façam sentido para o seu perfil, desenvolvam sua trabalhabilidade e, assim, estejam cada vez mais preparados para enfrentar esse novo normal do mundo que é a imprevisibilidade.

Uma resposta

  1. O empoderamento do ser humano na sociedade é a educação
    Com estudo nos capacitamos ao sucesso seja empreendorimos e capitlaismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *