Workalove

4 Livros que todo Profissional do Futuro precisa conhecer

A tecnologia avança dia após dia em velocidade exponencial e nos convida para um movimento de reinvenção de nós mesmos. Afinal, se o padrão de mundo muda, o perfil profissional se transforma! Saindo na frente da avaliação dos impactos dessa nova realidade, autores das mais diferentes áreas compilaram suas visões em livros épicos e que com certeza também vão transformar sua visão de mundo!

Confira a listagem dos 4 livros de cabeceira de todo Profissional do Futuro:

1. A Singularidade está próxima: quando os humanos transcendem a biologia

Autor: Ray Kurzweil

Esse livro serve como base de discussão sobre futurismo que influencia todo o Vale do Silício. Por que? O autor, Ray Kurzweil, é considerado um dos mais renomados futuristas do mundo e fundador da Singularity University, instituição educacional criada à partir da parceria da NASA com o Google e situada no coração do Vale do Silício. Kurzweil é cientista da computação, inventor e autor de best-sellers. Sua controversa visão é a de que antes da metade do século XXI acontecerá a singularidade, ou seja, a inteligência artificial superará a inteligência humana a ponto de não ser mais possível distinguir um ser humano de um robô.

Quais seriam as possíveis consequências disso para sua vida e carreira? 

2. Os robôs vão roubar seu trabalho, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz

Autor: Federico Pistono

E quais são os contrapontos de quem acredita que ainda precisamos avançar e que estamos no nível talvez 7, 6? O que falta para que as IES formem profissionais para atuar na dinâmica do mundo do trabalho de hoje?

Talvez ter mais flexibilidade legal para conduzir suas próprias diretrizes pedagógicas, ter um aluno ingressante no ensino superior com uma formação de base melhor, ou quem sabe ter empresas mais comprometidas em compartilhar a responsabilidade da formação profissional.

Muito possivelmente são todos esses fatores em conjunto. E para facilitar uma análise mais profunda, vamos avaliar esses fatores divididos na perspectiva das IES, dos alunos e das empresas. Assim, em vez de procurar ‘culpados’, sugerimos procurar o terço de responsabilidade de cada um. 

O jovem autor Federico Pistono também formado na Singularity University tem uma perspectiva diferente de futurismo e nesse livro desdobra sua visão em termos mais aplicáveis às nossas vidas e carreiras. Pistono detalha o contexto que estamos construindo enquanto a tecnologia avança e lança alternativas e possibilidades para nos reinventar. Para Pistono, o fenômeno do desemprego tecnológico e a crise das relações de trabalho também gera um momento histórico único de revisão de qual é o papel da tecnologia em nossas vidas e do que significa ser feliz nesse mundo novo. O ponto-chave é: o colapso dos sistemas precedem a criação de novas e mais produtivas formas de viver e trabalhar. Qual será a sua?

3. A Era da Curadoria: o que importa é saber o que importa

Autores: Mario Sergio Cortella e Gilberto Dimenstein

Dois dos maiores autores e influenciadores do pensamento contemporâneo brasileiro debatem nesse livro sobre as consequências que a ampliação do acesso à informação geram em nosso padrão de comportamento. Como desdobramento dessa realidade, uma capacidade até então pouco popular ganha palco: a capacidade de curar conteúdos. Um bom curador de conteúdos é alguém que sabe diferenciar e filtrar informações válidas no meio do caos; é alguém que se empodera por ser capaz de criticar as informações e suas fontes e, portanto, de ser capaz de definir sua realidade. E qual será a sua capacidade de criar uma nova realidade?  

4. Cinco Mentes para o Futuro

Autor: Howard Gardner

O mesmo autor que revelou ao mundo o impacto da Inteligência Emocional agora nos ensina como desenvolver uma mente adaptada para viver os desafios do futuro. Gardner aborda as 5 capacidades cognitivas do profissional do futuro: a mente disciplinada (domínio das áreas básicas do conhecimento humano como as ciências e a matemática, e de pelo menos uma habilidade profissional); a mente sintetizadora (capacidade de integrar diferentes idéias em uma perspectiva coerente e que seja entendida por outras pessoas); a mente criadora (capacidade de resolver problemas); a mente respeitosa (sensibilidade e empatia com as necessidades das outras pessoas); e a mente ética (senso de responsabilidade como trabalhador e cidadão). 

Qual será a sua “mente” forte?

Preparado para o futuro?

E então, gostou das dicas?

Depois da leitura desses livros, certamente você estará ainda mais perto de se tornar um profissional preparado para os desafios do novo mundo do trabalho.

Parabéns por buscar conhecimento, esse é o primeiro passo! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *